Close

Serviço de Psicologia

O Serviço de Psicologia e Orientação Escolar (SPO) da AMCC presta apoio a toda a comunidade educativa, com particular enfoque nos seus alunos, constituindo uma solução de intervenção pró-ativa, objetiva e intencional que fortaleça a relação entre todos os intervenientes e, sobretudo, dos alunos com o seu contexto educativo, potenciando um desenvolvimento positivo, saudável e seguro aos mesmos.

Intervenção prioritária:

O SPO da AMCC tem como principais objetivos:

  • O desenvolvimento e avaliação das dimensões cognitiva, emocional e comportamental dos seus alunos, de forma a intervir, de acordo com as especificidades de cada um, nas seguintes áreas:
  1. a) Alterações de comportamento
  2. b) Dificuldades de relacionamento interpessoal
  3. c) Motivação
  4. d) Isolamento social
  5. e) Gestão de stress
  6. f) Perturbações alimentares
  7. g) Promoção do desenvolvimento pessoal e bem-estar.

  • Apoio psicopedagógico, potenciando a integração, vivência e performance académico, nas dificuldades de aprendizagem e perturbações da leitura, escrita e cálculo, nas perturbações do desenvolvimento, e perturbações de hiperatividade e défice de atenção.

  • Acompanhamento de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), dando respostas educativas eficazes e inclusivas.

Intervenção facultativa:

A AMCC disponibiliza facultativamente os seguintes serviços:

  • Consulta de psicologia.

  • Consulta de orientação vocacional (individual ou em grupo), tendo como objetivos auscultar as preocupações, confusões e/ou inseguranças sentidas relativamente ao percurso académico, à área/curso a seguir ou profissão a escolher e futuro profissional a traçar pelos alunos.

 

  • Sessões de promoção do desenvolvimento pessoal e cívico dos seus alunos, assumindo um papel ativo na construção de cidadãos conscientes, que participem na edificação e transformação do contexto em que se inserem.

 

  • Sessões de promoção de competências socio emocionais e de autorregulação da aprendizagem.

  • Consultoria aos agentes educativos, envolvendo todos os intervenientes e contextos que têm influência no desenvolvimento pessoal, emocional e social dentro e fora do meio académico.

 

  • Consultoria institucional, realizada junto de outras instituições de ensino (nomeadamente, de ensino superior), professores e parceiros, visando uma colaboração efetiva na resolução de problemas das crianças/jovens e famílias, proporcionando uma maior proximidade de serviços e objetivos.

 

As normas de funcionamento deste serviço encontram-se previstas nos artigos 35.º e seguintes do Regulamento Interno da AMCC.

 

Responsável: Dr.ª  Bárbara Rocha Dias | psicologia@costacabral.com

 

Subscreva a nossa newsletter!

 

Fique por dentro das nossas novidades e notícias.