Close

Básico

Básico

Regime Integrado

O ensino especializado de música em regime integrado corresponde à frequência num único plano curricular em que a componente de formação geral e a componente vocacional artística são lecionadas conjuntamente na Academia de Música de Costa Cabral.

Este tipo de ensino tem patenteado resultados muito positivos, eliminando os eventuais problemas que possam surgir com articulações de horários e disponibilidade dos próprios pais para deslocarem os seus educandos entre escolas e transforma esta escola quase numa segunda casa para toda a comunidade educativa.

De modo a reunir os requisitos especiais recomendados pela DGEST, houve a necessidade de criar infra-estruturas orgânicas que permitissem a prática do ensino integrado. Assim, a AMCC sentiu necessidade de ampliar as suas instalações para novos edifícios, tendo tomado posse do edifício adjacente à primordial escola, permitindo uma ampliação articulada de todos os espaços e aquisição de um terceiro edifício, localizado na mesma rua a uns escassos cem metros.

O ensino integrado é assim distribuído por três edifícios seculares com uma beleza arquitectónica ímpar, cujas salas e demais serviços estão devidamente adaptados aos objetivos que prossegue.

A oferta educativa contempla um protocolo com o Estrela e Vigorosa Sport, onde são lecionadas as aulas de Educação Física e com a Porto Lazer onde são lecionadas as aulas de natação (Piscina da Municipal da Constituição).

Este regime não condiciona as opções futuras dos alunos, permitindo-lhes manter abertas todas as perspetivas possíveis.

Regime Articulado

Neste regime existe uma articulação entre uma escola da rede pública de estabelecimentos do Ministério da Educação e Ciência e a Academia de Música de Costa Cabral. Há uma ligeira redução do currículo geral e um reforço do currículo específico (Instrumento – 45’+45’/semana; Formação Musical – 90’/semana; Classe de Conjunto – 90’+45’/semana), permitindo o desenvolvimento de competências essenciais e estruturantes relativas a uma educação básica dentro da escolaridade obrigatória acompanhada de uma componente artística de alto nível.

O plano de estudos é financiado a 100% e, para além dos protocolos existentes entre a AMCC e diversas escolas (EB 2/3 Maria Manuela de Sá, EB 2/3 de Pedrouços, EB 2/3 de Gondomar, EB 2/3 Rio Tinto n.º2, EB 2/3 de São Lourenço, EB 2/3 de Pêro Vaz de Caminha), poderão ser celebrados protocolos com outras escolas, desde que hajam alunos suficientes para constituir uma turma dedicada ao ensino articulado (24 alunos).

Regime Supletivo

Este curso pode ser parcialmente comparticipado pelo Ministério da Educação e Ciência, através do Contrato de Patrocínio.
 Neste regime os alunos frequentam as disciplinas do ensino artístico especializado de música na Academia de Música de Costa Cabral e as restantes componentes numa escola de ensino regular.
 O Contrato de Patrocínio visa apoiar o ensino em domínios não cobertos ou restritamente abrangidos pelo ensino público.
 Este regime está definido por despacho ministerial. Último despacho em vigor: Despacho n.º 17932/2008 alterado e republicado pelo Despacho n.º 15897/2009 de 13 de Julho e Declaração de rectificação n.º 138/2009 de 20 de Janeiro e Despacho n.º 23057 de 20 de Outubro.