Close

Jaime Mota

Concluiu muito jovem os Cursos Superiores de Piano e de Composição com 20 e 17 valores, no Conservatório de Música do Porto, nas classes de Fernando Azevedo e Cândido Lima.

Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian estudou em Lisboa com Sequeira Costa e Tania Achot.

Frequentou vários cursos de piano, acompanhamento, música de câmara e análise com Hans Graf, Vlado Perlemuter, Gian-Paolo Chiti, Theodor Paraskivesko, Filipe Pires e Paul Schillawsky.

Tem dedicado particular atenção à música de câmara com piano. Neste domínio, como bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura, estudou na Hochschule Mozarteum de Salzburg com Paul Schillawsky e Erika Frieser.

Tem participado em concertos e gravações com artistas nacionais e estrangeiros em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Áustria, Grécia, Alemanha, Bélgica e Brasil.

Tocou como solista e pianista de várias orquestras sob a direcção dos maestros Silva Pereira, Pierre Salzmann, Gunter Arglebe, Ivo Cruz, Ferreira dos Santos, Luiz Izquierdo, Borges Coelho, Ferreira Lobo, Meir Minsk e Marc Tardue, entre outros.

É autor de diversos projectos de divulgação de obras de compositores portugueses, tais como, “Perspectiva da obra para canto e piano de compositores do Porto do século XX”, “Poemas para Canto e Piano”, “Um breve olhar musical sobre a poesia de Florbela Espanca” e “Canções populares portuguesas de Fernando Lopes Graça”. Estes projectos, patrocinados por entidades oficiais, incluem primeiras apresentações públicas e gravações em CD.

Colabora frequentemente com a editora “Fermata” na redacção de artigos biográficos, na revisão de manuscritos e edição de partituras de compositores portugueses. É autor da redução para piano da oratória “La Giuditta” de Francisco António de Almeida.

Publicou recentemente o livro “Piano – Notas de leitura e acompanhamento”.

É convidado frequentemente como pianista de diversos cursos e concursos nacionais e estrangeiros.

Foi membro do Conselho Artístico, maestro-assistente e maestro titular do Coro do Círculo Portuense de Ópera, com quem colaborou na montagem e realização musical de inúmeras obras produzidas por esta instituição (óperas e oratórias).

Em colaboração com a Casa da Música, foi director musical da obra “The Golden Vanity”, de B. Britten, cantada e representada por 72 crianças e patrocinada pelo Serviço Educativo. Participou ainda nos projectos “O Lobo Diogo e o Mosquito Valentim” de Eurico Carrapatoso e “Missa da Coroação” de Mozart, levados a efeito pelo Departamento de Educação e Investigação. Com o Estúdio de Ópera desta instituição, participou igualmente em diversos projectos e orientou Workshops, entre os quais, “O casal Schumann”, “Lirismo no final do século XX”, “A Voz Humana”, “À volta da Casa” e “Novas Músicas”.

A diversidade da sua formação artística levou-o ainda a dirigir a Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo entre 1993 e 1995, o Coral de Letras da Universidade do Porto e o Coro Madrigália, desde a sua fundação em 1994. Com este coro tem divulgado a música portuguesa em Portugal, Espanha e Brasil.

A partir de 1971, foi pianista-acompanhador no Conservatório de Música do Porto, ingressando em 1976 como professor de Piano. Nesta instituição e em diversas escolas de música privadas e oficiais, desempenhou funções de professor de Piano, de Composição e de Director Pedagógico.

Orienta frequentemente cursos de aperfeiçoamento pianístico, de piano de acompanhamento, de música de câmara, de leitura à primeira vista e transposição e ainda de formação de professores de piano, sob patrocínio do Ministério da Educação.

A sua actividade pedagógica contribuiu para a formação de dezenas de músicos, professores de música e directores de escolas do ensino vocacional da música.

Foi professor de Piano do Conservatório de Música do Porto (15 anos), de piano, Acompanhamento, Música de Câmara e Correpetição da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (22 anos) e de Música de Câmara na Universidade de Aveiro (12 anos).

Actualmente lecciona na Academia de Música de Costa Cabral e no Conservatório Regional de Música de Gaia.

Subscreva a nossa newsletter!

 

Fique por dentro das nossas novidades e notícias.