Close

Cláudio Costa

Cláudio Caramelo da Costa, nascido no distrito da Guarda em 1992, teve o seu primeiro contacto com o meio musical no ano de 2001 ao ingressar na Sociedade Musical Gouveense Pedro Amaral Botto Machado, como trompetista. Posteriormente, passou por várias escolas de música sendo que ingressou, inicialmente, no Conservatório de Música de Seia Collegium Musicum, passando precedentemente pela EPABI (Escola Profissional da Beira Interior) na Covilhã, onde completou o Curso Básico de Instrumento de nível II em trompete. Em 2012 continuou os seus estudos na EPSE (Escola Profissional da Serra da Estrela), no curso de Instrumentista de Sopros e Percussão (nível IV), na classe de trompete do pedagogo Emanuel Amaral.

No âmbito da performance instrumental trabalhou com diversos maestros/compositores como: Francisco Ferreira, José Ricardo Freitas, Alberto Roque, Alain M. Rosa, Nuno Silva, Carlos Lopes, Jorge Salgueiro, Paulo Martins, Bruno Cândido, Lorenzzo Della Fonte, Pedro Ferreira, Pedro Ralo, Claudio Ferreira, Osvaldo Ferreira, Jaime Reis, Jean Sebastien Bérreau, entre outros.

Ainda no âmbito instrumental, nomeadamente no contexto de aperfeiçoamento técnico-artístico-performativo trabalhou com diversos docentes da área como: Sérgio Pacheco, Sérgio Charrinho, Paulo Ricardo Carmo, Óscar Carmo, Ricardo Carvalho, Filipe Coelho, John Miller, Jorge Almeida, Daniel Louro, Fernando Jorge Ribeiro, Fruszina Har, Jeroen Berwaerts, Nenad Markovic, Per Ivarsson, Carlos Cunha, André Santos, António Quitalo, Nuno Silva, Hugo Alves, Gileno Santana, António Rodriguez, Emanuel Amaral, José Almeida, Humberto Vitiorino, Michael Sachs, Almost 6, Academia Portuguesa de Banda, Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica Juvenil, etc..

Participou em várias formações instrumentais nos distritos da Guarda, Coimbra e Aveiro, mais propriamente nas: Orquestra Juvenil da Serra da Estrela (Seia), Brass Orchesra (Penavoca), Lost Project (Pampilhosa do Botão), Shuffle Big Band (Penacova).

Profissionalmente falando, tem vindo a realizar, pontualmente, diversos cursos/masterclasses como orientador do naipe de trompetes ou como professor titular de aperfeiçoamento artístico-instrumental nos distritos da Guarda, Coimbra e Porto.

Em 2018 conclui a licenciatura em Formação Musical na ESART (Escolas Superior de Artes Aplicadas), em Castelo Branco. Em 2021 finalizou o mestrado em Ensino de Música, vertente de Formação Musical, na ESE/ESMAE, no Porto. Ainda no contexto do Mestrado em Ensino de Música, participou no projeto social: Paluí está aqui? Histórias Sonoras para Cantos Interiores, como trompetista e membro integrante de uma equipa de sonoplastia, inserido no Festival Ao Alcance de Todos, sob a direção artística de Helena Caspurro, na Casa da Música, no Porto (2019).

Dentro da área da disciplina de Formação Musical tem vindo a trabalhar como professor no distrito do Porto, sendo que colaborou em vários projetos e ingressou na equipa docente de algumas escolas. A título de exemplo referenciamos as: Academia de Música Musikart no Porto, tendo no ano letivo de 2018/2019 colaborado como professor adjunto não só na área da formação musical como também nas direções instrumental e coral; a Academia de Música e Artes de Rio Tinto, participando como docente de Formação Musical (2019/2020); a Banda Musical de Paço de Sousa trabalhando como docente de pré-iniciação de Formação Musical no Jardim de Infância de Vale Formoso.

A nível de direção, no ano de 2017/2018, obtém o título de diplomado da Associated Board of The Royal School Of Music (Londres) na especialidade de orquestra de cordas. Realizou ainda dois cursos de direção musical com o maestro Afonso Alves, nos anos letivos de 2017/2018 e 2019/2020. Ainda no contexto de direção instrumental e coral trabalhou com os seguintes maestros: Osvaldo Ferreira, Bruno Cândido, Gonçalo Lourenço, Filipe Veríssimo e Afonso Alves. A nível profissional, na área da direção artística, tem vindo a colaborar pontualmente com algumas bandas filarmónicas do distrito da Guarda.

Participou como jurado no Concurso de Talentos “À Procura de um Sonho” no âmbito das Festividades do Egas, em Paço de Sousa, no ano de 2019.

Tem vindo a colaborar ativamente na promoção e organização do projeto Sangue Novo em Veias antigas, desde 2020. Projeto de promoção do património e divulgação artística de jovens criadores e intérpretes, onde se conta com um conjunto espetáculos de artes performativas, no património monástico do Vale do Varosa. Coorganizado pelo Museu de Lamego, Monumentos do Vale do Varosa e Teatro Solo, em parceria com os municípios de Tarouca e de Lamego e com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e da Antena 2.

No ano de 2021 começou a lecionar as disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto, na Academia de Música de Costa Cabral.

Subscreva a nossa newsletter!

 

Fique por dentro das nossas novidades e notícias.