Close

Herlânder Sousa

Iniciou seus estudos musicais aos nove anos na banda filarmónica Gafanhense. Aos 13 anos foi admitido no Conservatório de Música de Aveiro para estudar com a Prof. Ana Ribeiro, terminando seus estudos com uma avaliação de 19 (máximo de 20).

Em 1997 entrou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com o professor Olavo Barros, onde conclui-o os  seus estudos.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian de 1995 até 2003.
Quando tinha 17 anos ganhou o primeiro prémio no programa  de televisão Fórum Musical.
Em 1998/99 e 1999/2000 ganhou o terceiro prémio  no Prémio de Jovens Músicos (nível de solista); na modalidade de música de câmara ganhou o segundo lugar em 2001/02.
Ganhou o primeiro Prémio no Terras de la Sallette, Competição Internacional.
Tocou a solo várias vez com a Orquestra Filarmonia das Beiras e em novembro de 2010 atuou com a Banda Sinfónica Potuguesa na Casa da Música, sendo dirigido por Mestro Eugene Corporon. Realizou “The Shadow of Sirius” de Joel Pucket.
Foi e tem sido  convidado a tocar com várias  Orquestras Profissionais, nomeadamente Orquestra Nacional do Porto, Remix Ensemble, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra das Beiras e outras.
Participou em várias gravações de CDs com músicos como Rui Veloso, Carlos do Carmo e Ney Matogrosso, entre outros. Participou em gravações de banda sonoras de filmes. Recentemente gravou a Suite nº 2 de Cl. Bolling com grupo Entr`amis Quartett.
Atualmente é chefe de naipe das flautas na Banda Sinfónica Portuguesa e membro fundador do grupo Entr’ amis Quartett.
Professor do conservatório de Agueda,  Academia S. Maria da Feira e na  Academia de Música de Costa Cabral.

Subscreva a nossa newsletter!

 

Fique por dentro das nossas novidades e notícias.