Close

Erica Versace

Natural de Palermo – Itália, iniciou os seus estudos musicais em harpa no Conservatório de Música “A. Scontrino” em Trapani, com a professora Paloma Tironi, tendo concluído o diploma em 2007 com a classificação máxima. Posteriormente prosseguiu os seus estudos no Conservatório Koninklijk em Bruxelas sob a orientação da professora Jana Bouskova, tendo finalizado o Mestrado em performance em 2011 com “laurea magna cum laude”. Estudou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto concluindo o Mestrado em Ensino da Música em 2017.

Foi laureada em concursos tais como: 1º Prémio no XIIIº Concurso “Città di Palermo” – “Ars Musica” como solista, e 2º Prémio na mesma competição, na categoria de música de câmara, 2º prémio no Concurso Internacional “Rovere d’Oro” em San Bartolomeo al Mare (Imperia) como solista.

Apresentou-se como solista com a “Young Orchestra of Calabria”, com a Camerata Nov’Arte, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, com a Camerata NovNorte e com a Orquestra Clássica da Madeira.

Como harpista de orquestra integrou a MIO (Maribor International Orchestra) tendo realizado a digressão de Verão em 2010, sob a direção de Claus Arp. Foi ainda selecionada para a EUYO (European Union Youth Orchestra), onde teve a oportunidade de trabalhar na digressão da Primavera e de Verão em 2011, com a Orquestra sob a direção de Vladimir Aškenazi, e no ensemble de música de câmara. Durante o período de um ano, em 2012, fez parte da “Fundação Orquestra Estúdio”, inserida na Capital Europeia da Cultura em Guimarães como harpista solista, após ter vencido a audição para integrar a mesma orquestra.

Integrando várias formações de música de câmara, teve a oportunidade de se apresentar em concertos em diversos países tais como Itália, Bélgica, República Checa, Polónia e Portugal. Tocou, também, com diversas orquestras como convidada e recebe regularmente convites para colaborar com várias orquestras e grupos de câmara. No início do ano de 2020 lançou o seu álbum de estreia, um projeto com o trombonista Ricardo Pereira, intitulado “IMPROBABILE”.

Atualmente é professora na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra onde orienta a classe de Harpa.

Subscreva a nossa newsletter!

 

Fique por dentro das nossas novidades e notícias.